sexta-feira, 22 de abril de 2011

Bullying - Preconceito, Constrangimento e Violência


Um problema que aflige o mundo todo. Uma responsabilidade dos pais ou das escolas? A sociedade precisa se unir por meio de atitudes de mútuo compromisso educacional e social.

Num mundo em que a violência e os problemas psíquicos crescem a cada dia, o Bullying, comportamento agressivo entre os jovens estudantes, provém desde a educação que estes jovens recebem dentro de suas casas até a falta do monitoramento e controle dos mesmos dentro das escolas,  como também uma eventual punição. Trata-se de uma mistura da falta de orientação familiar quanto aos princípios básicos de moralidade, civilismo e ética sociais, com a negligência das escolas diante de tantos comportamentos agressivos, encarados como "comportamentos naturais". 

A sociedade dispõe de tanta informação e orientação por meio de noticiários, experiências do próprio cotidiano, artigos publicados na Internet, mas de nada adianta tantas informações e orientações, se não houver um esforço mundial em prol do assunto.
Histórias de terror, como o Caso Realengo”, não devem ser repetidas para que sirva de um empurrão à resolução de um problema como o Bullying.  Veja matéria contendo entrevista com a especialista americana Marlene Snyder, diretora de desenvolvimento do programa anti-bullying do Instituto Olweus em http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/e-responsabilidade-da-escola-combater-o-bullying .
O mundo precisa se unir. Cada um fazendo a sua parte, o problema torna-se solucionável sim. Só depende de cada um de nós. Parcerias família-escola são um exemplo básico de como podemos fazer algo por nossos jovens. Medidas de prevenção para combater o Bullying, como os projetos aprovados por Parlamentares da Comissão de Educação e Cultura, também são um bom exemplo: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/deputados+aprovam+medidas+contra+bullying+em+escolas/n1237704760638.html.






Nenhum comentário:

Postar um comentário